segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Tô online! E agora?


Esse post é sobre querer ir e ter que esperar.

Hoje eu queria compartilhar um pouco da agonia de estar online e não ter famílias no perfil. Acho que muitas meninas que estão passando pelo mesmo processo vão se identificar. 

Considerando todo o meu contexto, eu estou bem. De "férias", na praia, com a família, é verão, etc. Tenho fotos bonitas, com sorrisos e mensagens encorajadoras nas redes sociais e quem me vê, mesmo pessoalmente, até acredita na imagem que criei. Mas ninguém sabe que no fundo a tristeza me habita às vezes, a solidão me perturba e a incerteza me corrói. A preocupação passa a ser constante e a ansiedade incontrolável.. Esses são os sentimentos que muitas au pairs tem em comum. Dentro de mim, milhares de questões me agonizam todos os dias.. "Quando vai chegar minha vez?", "Será que vai aparecer alguma família legal? De algum estado e cidade legais?", "Será que eu vou conseguir ir pra perto de NYC ou pra Califórnia?", "Será que vou me sentir bem lá?", "Será que as crianças vão gostar de mim?".. Entre outras milhares. 

Chegar a essa fase do processo e passar o que a maioria das meninas passam, que é não ter famílias no perfil, é perturbador. Principalmente porque se você escolheu esse programa pelos mesmos motivos que eu, a vontade de sumir desse país é cada vez maior.. Sinto que não pertenço mais àqui (tentando descobrir se essa palavra existe), pelo menos não agora. Sinto que nada me espera aqui, nada de novo. E parece que esse tempo à toa só está "empatando" minha vida.. Atrasando minhas novas emoções e novas descobertas. Sabe quando você sabe que algo espera por você? É como eu me sinto em relação ao US. É como se muitas surpresas me aguardassem lá.. E eu anseio por isso. Por conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, explorar novos lugares, voltar a congelar de frio e rezar para o sol e o calor aparecerem. 

Sei que o programa au pair não é mil maravilhas. Não é só "festa". Tem perrengue, e muito. Estou ciente disso. Morar com outra família é complicado, ainda mais trabalhando pra eles. Sim, vou trabalhar, e muito! Ser au pair não é só viajar. Sei que posso me decepcionar muitas vezes, que vou chorar inúmeras vezes no quarto, escondida e abafando o choro. Vou chorar de saudade, de apreensão, de solidão, de insatisfação, de raiva, de briga com hf, de tpm, e talvez até por coisas boas. MAS EU QUERO FICAR TRISTE LÁ, E NÃO AQUI, SABE? 

Outra questão que me atormenta é a saudade antecipada. Vocês entendem, né meninas? Ser au pair é sofrer por antecipação, sentir saudades antes mesmo de sair do Brasil! To aproveitando ao máximo o tempo com minha família e amigos. To amando meu Brasil como nunca! Querendo fazer tudo e curtir tudo intensamente, sem saber se voltarei a fazer tais coisas. A sensação é a de estar fazendo tudo pela última vez, sabe? Último interunesp, último carnaval aqui, últimas férias com a família na praia, últimos dias no Brasil, literalmente. Pode soar radical, mas a verdade é que a partir do momento que eu for nada está garantido. Não tem volta garantida. A única certeza é a ida.

Acho que isso resume bem o que estou sentindo. É muita intensidade e angústia. Tem dias que a vontade de estar bem longe daqui é maior do que tudo.. Quero descobrir o que espera por mim, logo! E que a esperança nunca morra.

"Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá.."

5 comentários:

  1. Exatamente o que estou sentindo no momento, vc ainda tem esperanças de ir, eu por outro lado já estou perdendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há quanto tempo está online Samara? Qual agência? Não perca a esperança. Tudo tem sua hora, a nossa vai chegar!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana! Eu sei bem o que é essa tristeza... no meu caso, eu nao conseguia ficar online por causa da CNH. Sofri muito por isso e quem é da minha família bem sabe disso. Mas tudo tem sua hora, então creia que a sua vai chegar. Reza bastante e pede pra que Deus te guie, porque no meu caso, demorou, mas super valeu a pena. A família que eu tenho aqui não podia ser melhor. E boa sorte!!! :DD

    ResponderExcluir
  4. Estou na mesma situação da colega aí de cima Nuara, minha CNH está me atrasando pra ficar online :( Como me arrependo de não ter tirado antes!!! Mas tenho fé que vou conseguir uma família legal. Boa sorte pra vc também viu?! Força nessa peruca rsrs

    ResponderExcluir