sábado, 23 de janeiro de 2016

Primeira família no perfil!

(foto meramente ilustrativa, não é a família do perfil!)

Quando a gente fica online começamos a checar o email TODOS os dias, três vezes por dia, na esperança de encontrar alguma família interessada. Passa 2 semanas.. 3 semanas.. 1 mês.. mais de 1 mês.. e a esperança vai diminuindo.. Diminuímos a frequência de checadas, até que chega um ponto que já nem lembramos de olhar o email por causa do programa. A vida continua e você "esquece" que tá esperando sua hora chegar. Começamos a ir atrás de algo pra fazer, porque ficar simplesmente de "pernas pro ar" esperando um email é se dar um luxo que eu não podia e não queria. Então pra mudar essa situação fui procurar um trabalho!

No dia 11 de janeiro, pela manhã, abri meu email pra ver se tinha alguma oferta dos milhares de sites de emprego que eu havia me cadastrado ou se eu estava em algum processo seletivo, já que tinha mandado vários currículos. Eu nem tinha mais esperanças de entrar alguma família no perfil.. até que BUM! Que surpresa! Aquele email da AuPairCare avisando que uma família estava no meu perfil encheu meus olhos de lágrimas! Comecei a gritar que nem uma louca! A emoção era tanta! Minha primeira família em quase 2 meses! Fui correndo ver de onde eles eram... IOWA! Ãn? WTF de lugar é esse? Mas beleza.

Fui checar o perfil da família e adorei! Tinham uma descrição enorme bem detalhada, falando sobre eles, seus empregos, seus filhos, seus hobbies e as expectativas que eles tinham em relação à au pair. O pai era cirurgião e a mãe diretora de acampamento (?). Tinham duas adoráveis meninas de 6 meses e 3 anos, minhas idades preferidas! Só podia ser Deus. Li o email que a host mom me mandou.. Uma família multilíngue! O pai fala francês e a mãe tem descendência alemã e é guatemalteca, ou seja, fala ambos idiomas (espanhol e alemão). Eles estavam interessados em mim pelo meu espanhol, para ajudá-los a ensinar esse idioma às crianças. Ok. Mas eu teria que falar somente espanhol com as meninas? Problema.

Resolvi dar uma chance pra ver qual era a deles e aceitei o skype. Era minha primeira entrevista e eu, BURRA, durante TODO o tempo livre que tive, nem tinha preparado perguntas pra fazer e as respostas que eu daria.. Eles moravam em um condomínio fechado no subúrbio de Des Moines, a capital do estado. Comecei a pesquisar que nem louca sobre a cidade, as opções de entretenimento e quantas au pairs tinha na área (pra eu fazer amizade, é claro). E também pesquisei que tipos de perguntas eles me fariam e o que eu poderia perguntar no primeiro skype. Demorei tanto na busca pela cidade e acabou não sobrando tempo pra decorar as respostas e ensaiar o que eu poderia falar pra eles. Eu tinha marcado o skype pro mesmo dia, à noite, de tanta ansiedade! Burra, burra, burra.

Resultado: a entrevista foi um desastre! Eu esquecia as palavras em inglês pela falta de prática, e não conseguia me expressar direito. Duas perguntas que a host mom me fez, me deixaram quase sem palavras. Eu não estava preparada pra elas e improvisei, num inglês bem merda, a primeira resposta que veio à minha cabeça, que mais tarde me arrependi. Mas a mãe era um amor e gostei dela. Estava com a bebê no colo, enquanto a de 3 anos dormia e depois apareceu sonolenta na sala e bem tímida pra me dar um oi. Acabou que depois desse skype, fiquei envergonhada com o meu desempenho, relembrando cada palavra daquela entrevista à noite toda. Conversei com VÁRIAS pessoas, futuras, ex e atuais au pairs e amigos brasileiros e americanos, receosa sobre aquele lugar e tentando decidir se eu queria aquela família. Agradeço à todos que me deram atenção e aguentaram minha intermináveis questões e lamúrias!

Resolvi, então, esperar ansiosamente por um email daquela família, mesmo com dúvidas. Email esse.. que nunca chegou. Pois é, fiquei muito decepcionada e tentando entender o porquê. Mesmo não sendo o lugar que eu esperava, eu havia gostado da família. E sumir sem nenhuma explicação e sinal de vida me parecia tanta insensibilidade. Mas percebi que não adianta tentar entender, a gente só tem que aceitar e tirar o melhor de cada experiência. Essa é a vida de uma au pair: temos que estar prontas pra lidar com qualquer tipo de situação, acalmar as expectativas e superar as frustrações. Foi bom pra aprender o que eu fiz de errado e o que devo melhorar para a próxima!

Beijos e obrigada por lerem.

2 comentários:

  1. Vc não ficou com eles?!! Gente :o
    Quanto tempo ddepois conseguiu uma nova família?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, fiquei Gabi! Leia o post mais recente, "Tive meu match!", hahaha.

      Excluir